• TELEFONE
    43 3329-4447
  • WHATSAPP
    43 9995-4252
  • E-MAIL
    comercial@milanoengenharia.com.br
  • TELEFONE
    43 3329-4447
  • WHATSAPP
    43 9995-4252
  • E-MAIL
    comercial@milanoengenharia.com.br

ARTIGOS

5 Dicas para otimizar espaços em apartamento



29/10/2020

Os apartamentos médios e pequenos representam uma grande parte de empreendimentos entregues nos últimos anos, seja pelo preço mais atraente, seja pela localização mais privilegiada. 

Desse modo, a acessibilidade nesse segmento se traduz em espaços menores, mas que com as medidas certas, podem ser convertidos em espaços funcionais e aconchegantes.

No entanto, há quem não saiba exatamente como aproveitar os espaços da melhor forma possível e acabam prejudicando não apenas o aspecto visual, mas a mobilidade e funcionalidade do ambiente.

Pensando nisso, neste artigo trouxemos 5 dicas para otimizar espaços em apartamentos para você que deseja um lar mais eficiente no dia a dia.

 

1. Verticalize os espaços

Uma forma muito eficiente e simples de otimizar os espaços é aproveitando as ferramentas que permitem verticalizar os ambientes.

Na prática, isso quer dizer que adotar o uso de estantes, nichos, prendedores nas paredes, além de alongarem visualmente as paredes, algo especialmente útil nos ambientes com pé-direito baixo, ou seja, com menos de 2,8m de altura.

Além disso, essa técnica permite traçar estratégias de decoração e organização, de modo que itens como livros, caixas e materiais diversos ficam armazenados ao invés de ficarem espalhados, poluindo visualmente o ambiente.

 

2. Iluminação é tudo

O poder da iluminação é transformador. Embora muitas pessoas negligenciem o papel não apenas da luz, mas da iluminação indireta, ela é capaz de mudar totalmente o ambiente.

De fato, lugares mal iluminados parecem ser menores do que de fato são. Desse modo, é primordial investir em boa iluminação para ampliar o espaço.

Pontos de luz pela casa faz com que o ambiente seja muito aconchegante do que apenas uma luz central e forte.

Uma dica muito utilizada por arquitetos é investir em spots de luz, arandelas, luminárias e abajures. 

É preciso estar atento também à temperatura das cores. Enquanto a luz fria dá a sensação de energia e motivação, a luz quente é muito mais aconchegante e confortável. Por isso, de modo geral, recomenda-se o uso de luz fria em áreas frias, como cozinha e lavanderia, por exemplo, em que se exige mais atenção aos detalhes, a luz quente é mais recomendada em salas e quartos, pois é onde os moradores podem relaxar depois de um dia corrido.

 

3. Espelhos grandes

O espelho é um instrumento muito útil para conferir amplitude aos ambientes, principalmente os grandes, que cobrem uma parede inteira.

É claro que não é preciso – e nem recomendado – revestir o cômodo inteiro com espelhos, mas o inserir em uma parede inteira dá a sensação de não há a limitação das paredes e de que os ambientes são muito mais amplos.

 

4. Elimine divisórias

Muitos apartamentos vêm com divisórias entre a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha, por exemplo.

Uma boa técnica é quebrar essas paredes e fazer um ambiente integrado. Desse modo, os cômodos ficarão muito maiores e você terá mais mobilidade e praticidade no dia a dia.

Além disso, é muito mais confortável e prática transitar por cômodos abertos, além de ser esteticamente mais bonito e sofisticado do que vários pequenos cômodos.

 

5. Invista em portas corrediças

Quando um cômodo pequeno possui portas convencionais, é preciso calcular o seu espaço de abertura. 

Isso prejudica uma parte da circulação do ambiente, que, no fim das contas, pode torná-lo menos funcional e ainda mais compacto.

Já as portas corrediças não possuem esse problema, visto que elas correm para o lado. Além disso, hoje em dia existem opções muito sofisticadas e adequadas a ambientes domésticos, com corrediças cromadas ou mais rústicas, a depender do gosto pessoal de cada um.

Além disso, esse tipo de porta pode desempenhar um papel muito importante na integração de cômodos, como mencionamos no tópico acima. Desse modo, quando quiser integrar os cômodos, basta deixar a porta aberta, e quando quiser fechar, para vedar o cheiro da cozinha, por exemplo, basta mantê-la fechada.

Com essas dicas você certamente conseguirá manter sua casa com mais amplitude e aconchego.